terça-feira, 26 de julho de 2011

Partir, planejar, mudar...

          
  Quando você resolve partir, está assumindo um enorme responsabilidade, está se jogando de um precipício, andando em um campo minado. Ao partir estamos deixando uma parte da nossa vida pra trás e tentando construir o futuro. Estamos fazendo escolhas, se optamos por 1 nunca saberemos o que nos esperava na 2. Nunca se pode ter tudo. Algo ficará pra trás, algumas coisas talvez se percam com o tempo, outras ficarão esquecidas pra sempre, outras te acompanharão por toda a vida.
            Tem uma música que diz assim : “Num dia a gente chega , no outro  vai embora ”. É sempre assim. O problema é que ninguém gosta de despedidas, e nem sempre é tão bom assim. Depois que se vai embora, você descobre como as coisas são realmente. Os planos todos temos, os sonhos também , já estamos cientes a pensamos saber tudo sobre a nossa ”nova vida”. Nos preparamos para as possíveis decepções, achamos que vamos saber contornar tudo. Por vezes estamos errados.
            Eu posso dizer que estou preparada, fazer o plano número 1 , 2 e até 3, com isso penso, se um não der certo eu tenho um reserva, isso faz com que nós pensemos que temos controle da nossa vida. Eu sou  a prova perfeita disso, fiz três planos perfeitos, achando que se um desse errado, o outro daria certo, mas as vezes nós, seres humanos, resolvemos da noite para o  dia brincar de Deus, achando que tudo vai ser daquele jeito que imaginamos. Eu não estou fantasiando, muito menos sendo pessimista, estou dizendo que sou uma prova viva de que nem sempre é perfeito, nem sempre dá certo e nem sempre fazer o que razão diz é melhor.
            A partir do momento que se vai embora, você olha as fotos e pensa: Como seria se eu estivesse lá? Será que eu continuaria sendo a mesma pessoa? Será que eu ainda estaria com ele? Era melhor ter ficado? Mas isso é passageiro pra alguns, claro que esse alguns se refere a quem conseguiu fazer os planos darem certo. Quando o plano dá certo, você se sente realizado… Afinal era o que você queria. Você pode até se fazer as perguntas que eu propus linhas acima , se esse é o caso você pode se considerar um felizardo. A única coisa que sentirá é saudade, e saudade não faz mal a ninguém. A saudade significa que você ainda se  importa e ama o que deixou pra trás, não é ruim. Ruim é sentir arrependimento , olhar pra trás e ter a certeza de que era melhor ter ficado. Na maior parte das vezes partir está ligado de alguma forma com os planos que temos, ir em busca de um futuro melhor , morar em um lugar melhor, ir para uma escola,( faculdade , trabalho ) melhor do que o que temos no presente . O único problema é quando as coisas não dão certo…
            Quando não dá certo você não sabe o que fazer, não tem pra onde correr. Essa não é a única parte , você sempre deixa pessoas que ama, sempre tem alguém que fica pra trás. E quando não dá certo isso é o que mais pesa, você deixou as pessoas que amava, deu tudo que tinha por algo que não deu certo! Você se sente um nada! Ao se arrepender só pensa em voltar para o que deixou … É quase insuportável. Sem falar na decepção que isso te traz, não era como você pensou, nem como eu pensei…
            Também existem as mudanças, é você comprou o pacote completo, talvez lá as pessoas não te entendam como aqui, talvez elas não gostem de você, e por consequência você fica sozinho. Sem amigos. O ser humano nasceu pra viver em sociedade, e agora estamos olhando para os lados e não temos quem queremos. As pessoas são tão diferentes. Será que você vai se adaptar? E mais uma vez você se pergunta se voltar é a melhor opção .
            A moral dessa loucura toda é que muitas vezes achamos que temos um controle remoto e que poderemos  ligar e desligar a nossa vida quando queremos, ajustar as cores, aumentar e diminuir o volume, não temos. Não estou dizendo que somos imprestáveis, mas existe uma coisa chamada destino, que nem sempre estará de acordo com os planos que você fez e o único jeito dele te mostrar isso, é te jogar do precipício pra você acordar e te dizer: Você pode planejar , mas não é o Senhor da sua vida. Quando não estiver escrito não acontece, e na maioria das vezes só queremos o que não está escrito e chamamos de má sorte quando não conseguir o que queremos.
            Os planos dão certo sim! E também dão errado, mas quando der errado não se jogue no chão e comece a berrar: Meu Deus por quê ? Aquilo era perfeito pra mim! Era minha vida! Nunca mais vou conseguir nada igual!... Já parou pra pensar que nem tudo que queremos é bom pra nós, é a  mais pura verdade, e se você acredita no cara que você praguejou por não ter o que queria (Deus), também já deve ter ouvido aquela historinha que diz que Deus tem um plano pra cada um de nós. Então quando seus planos maquiavélicos não derem certo talvez Deus esteja te livrando de um super problema ou de uma roubada. E cada vez que tiver que chegar hoje pra ir embora amanhã, ou daqui a alguns meses, mesmo que você tenha achado péssimo coloque tudo num papel e tire apenas o que valeu a pena, leve alguma coisa de bom daquilo, o que não foi bom não importa.                     
            Ah, e quando você se for por alguma razão nunca esqueça do que deixou pra trás, de onde veio, quem você é, seus amigos, o “amor da sua vida”, gente que fez a diferença, leve sempre os sorrisos e a felicidade, pois se as pessoas que entrarem na sua vida não forem legais, gente do bem, você terá amigos em alguma parte e eles te farão lembrar que sempre poderá contar com eles.
             E se o amor da sua vida não estiver mais lá, entenda, se você realmente amá -lo vai torcer pela felicidade desse alguém, e na sua vida você vai encontrar milhões de pessoas, talvez ache outro alguém pra chamar de “seu ”ou de “amor da minha vida”. Porque Cazuza estava certo quando disse: O nosso amor a gente inventa pra se distrair, e quando acaba a gente pensa que ele nunca existiu. E das mudança , tente se adaptar, isso não é fazer o que os outros fazem pra se enturmar, é tentar viver da melhor maneira com o que  lhe foi dado. Praguejar os Deuses não vai adiantar. Com as mudanças, mude coisas em você, reveja seus pensamentos, sua ideologia e construa alguém cada vez melhor mesmo que as mudanças machuquem.
Obs.: Baseado no que eu vivi. Eu vivo uma coisa que não planejei. Me fiz as perguntas que escrevi nessas linhas e praguejei os deuses e ao mundo, pensando que não teria nada na minha vida além do que eu tinha imaginado. Tenho certeza que tem algo guardado pra mim e que deve chegar logo. Enquanto isso vivo nesse plano que não fiz. As conclusões eu demorei pra fazer, mais elas me confortam. 
Dedicado à Thayane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário